CATEGORIAS

Limpeza de pele: benefícios e passo a passo do procedimento

Fazer uma boa limpeza de pele é essencial para garantir a beleza natural do rosto e deixar a pele mais saudável. A limpeza remove as impurezas da pele, além de cravos e milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo na pele e nos poros.

A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, pois remove as células mortas e ajuda no equilíbrio da oleosidade, tanto em peles oleosas, quanto em mistas, normais e secas, mantendo-as macias e saudáveis. Além do rosto, também é possível fazer limpeza em qualquer outra parte do corpo, como costas e colo.

 

Intervalo entre as limpezas

O tempo de intervalo entre as limpezas vai depender muito do tipo de pele. Peles normais e secas costumam repetir a cada dois meses. Já as mistas e oleosas com presença de cravos, o ideal é fazer uma vez ao mês.

 

Contraindicação

Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor, as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade.

Duração e processos da limpeza de pele

A maioria das limpezas dura em torno de uma hora e passam pelo processo de higienização, esfoliação, emoliencia, extração, aplicação de máscaras e proteção solar.

Higienização

Durante a higienização, a pele é limpa com loções próprias para o tipo de pele, com o objetivo de remover cosméticos, maquiagens e impurezas decorrentes da poluição.

Esfoliação

A esfoliação é feita logo após a higienização com peelings diamantados ou produtos específicos, com efeito, brasivo, promovendo um afinamento da camada mais superficial da pele, a córnea, facilitando a extração de cravos e acnes.

Emoliencia

Na emoliencia, são aplicados creme que tem a finalidade de amaciar a pele, tornando mais fácil a etapa de extração.

Extração

A extração é a etapa mais demorada da limpeza, pode demorar mais de 30 minutos, dependendo da pele. Nela é feita a retirada de cravos, espinhas não infamadas, e miliuns, que devem ser removidos com a ajuda de uma microagulha, para romper a casquinha que cobre o cisto e expelir a bolinha de sebo de seu interior. O procedimento não deve ser doloroso,

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

Máscaras

Além de compressas com loções calmantes e aguas termais, também é aplicado mascaras para a finalização da limpeza de pele, normalmente contento calmantes e mentol, o eu depende muito do tipo de pele do paciente.

Proteção solar

Por ultimo é aplicado protetor solar em forma de gel, sempre com proteção superior a 30, para garantir que a pele seja protegida pelos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas e queimaduras.

 

Cuidados pós-limpeza de pele

Os cuidados necessários pós-limpeza de pele são evitar a exposição solar durante 48 horas depois do tratamento, para evitar que a pele fique manchada, usar sempre um protetor solar facial e beber bastante água para garantir a boa hidratação da pele.

O esteticista ou dermatologista poderão indicar os produtos mais adequados para seu tipo de pele, garantindo, assim, a eficácia da limpeza, sem que haja descamação ou vermelhidão.

 

Cuidados diários

Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para manutenção dos resultados da limpeza. O kit básico de cuidados diários é composto por um bom gel de limpeza, um tônico e hidratante diurno e noturno para prevenir o envelhecimento, além de um bom filtro solar com, no mínimo, FPS 30.

É interessante também utilizar um esfoliante, uma a duas vezes por semana para renovar a pele.

Gostou? Compartilhe!